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terça-feira, 1 de março de 2011

O primeiro passo para montar um micro é a maneira certa de comprar suas peças.


O Que Comprar
Um micro do padrão PC é constituído por um conjunto de placas e interfaces
interconectadas, produzidas pelos mais diversos fabricantes. Muitos usuários
acham que a caixa metálica onde o micro está alojado é que é o computador,
mas isto não é verdade. O gabinete do micro serve tão-somente para abrigar
todo o conjunto.
Outro equívoco muito comum é pensar que somente o processador da
máquina (ex: Pentium 4, Pentium III, Athlon, Duron, etc.) define se o seu PC
será bom ou ruim. Escutamos em nosso dia-a-dia “tenho um Pentium 4”,
“vou comprar um Athlon”, etc., mas indicar somente o processador do micro
– apesar de ser alguma referência – no final não quer dizer muita coisa.

O Gabinete
O gabinete é a caixa metálica que abriga o PC. Essa
caixa metálica pode ter vários formatos, sendo os mais
usuais o desktop e o minitorre. No desktop a placamãe
é instalada “deitada”, horizontalmente à mesa onde
o gabinete será apoiado, enquanto que no minitorre a
placa-mãe é instalada “em pé”, perpendicularmente à
mesa onde o gabinete será apoiado.

A Placa-mãe
Na placa-mãe são conectados praticamente todos os componentes do micro,
especialmente o processador, a memória RAM, o disco rígido e a placa de
vídeo.
Com isso, você deve comprar uma placa-mãe de acordo com o processador
que você pretende utilizar em seu micro e o tipo de memória a ser instalada.
Ou seja, a placa-mãe a ser adquirida deverá ser compatível com o
processador e com a memória RAM que você pretende comprar.
Em relação ao disco rígido, a placa-mãe deverá suportar a mesma tecnologia
do disco rígido, para que ele possa obter o seu desempenho máximo. Os
discos rígidos são classificados de acordo com a taxa de transferência máxima
que conseguem atingir: PI04 (16 MB/s), UDMA/33 (33 MB/s), UDMA/66 (66
MB/s), UDMA/100 (100 MB/s) ou UDMA/133 (133 MB/s). Se você instalar um
disco rígido UDMA/100 em uma placa-mãe que trabalhe somente até UDMA/
66, seu disco rígido só atingirá uma taxa de transferência de 66 MB/s, embora
ele possa trabalhar a até 100 MB/s.
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Neste caso específico, UDMA também é chamado ATA. Assim UDMA/133
e ATA-133 são sinônimos.
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E a placa-mãe pode ter ainda alguns periféricos já embutidos nela – como a
placa de vídeo, a placa de som e o modem. Periféricos embutidos também
são chamados on-board. Esse procedimento faz com que o preço do micro
seja reduzido, já que o custo de uma placa-mãe com vídeo on-board é menor
do que o custo de uma placa-mãe sem esse recurso somado ao preço de
uma placa de vídeo avulsa, por exemplo, mas em geral reduz o desempenho
do micro. Há exceções, é claro. Voltaremos a falar sobre isso em um
momento mais oportuno.
A seguir iremos explicar tudo aquilo que você precisa saber sobre uma placamãe.
Formatos
Como comentamos na lição passada, existem dois formatos de placa-mãe:
AT e ATX. Como dissemos, você deverá comprar o gabinete de acordo com
o formato da placa-mãe que você pretende adquirir. Nas ilustrações você
confere as diferenças no layout desses dois formatos.
Placa-mãe AT.
Como você pode reparar, o formato ATX é como se fosse uma placa-mãe AT
rotacionada 90°. Na lição passada explicamos a diferença existente no
conector da fonte de alimentação dessas placas-mãe. É importante notar
que existem placas-mãe AT que possuem tanto o conector para fonte AT
quanto para fonte ATX (em alguns casos é necessário mudar um jumper de
posição na placa-mãe para configurar qual dos dois conectores será usado;
um jumper é um pequeno conector que funciona como uma minúscula chave).
Isso significa que placas-mãe com essa característica podem tanto ser
Anotações
11
instaladas em gabinetes AT quanto em gabinetes ATX.
Existem outros formatos de placas-mãe no mercado - como o LPX, NLX e o
ITX. Mas esses formatos são voltados para micros que já vêm montados de
fábrica (“micros de marca”) ou de aplicações específicas, como, por exemplo,
computadores industriais ou micros ultra compactos. Neste livro estaremos
abordando somente micros que você mesmo pode montar usando peças
disponíveis em qualquer loja especializada.

Periféricos Integrados (On-board)
As placas-mãe hoje em dia possuem alguns periféricos básicos integrados,
tendo obrigatoriamente pelo menos os seguintes componentes:
Uma controladora de unidade de disquetes (conector para flat-cable de
34 pinos).
- Duas portas IDE (conector para flat-cable de 40 pinos).
- Uma porta paralela (conector fêmea de 25 pinos).
- Duas portas seriais (conector macho de nove ou 25 pinos).
- Portas USB.
- Conector para mouse PS/2 (conector mini-DIN fêmea de 6 pinos).
- Conector para teclado.
Os conectores para flat-cable são fáceis de serem identificados, como você
pode observar na placa-mãe do tópico passado (Componentes Básicos).
Esse tipo de conector é usado na ligação da placa-mãe com componentes
internos do micro, isto é, que serão instalados dentro do gabinete, como a
unidade de disquete, o disco rígido e a unidade de CD-ROM, CD-R, CD-RW
ou DVD-ROM.

Processador
O processador é o “cérebro” do computador. Ele também pode ser chamado
de microprocessador, CPU (Central Processing Unit) ou UCP (Unidade Central
de Processamento).
Você deve comprar uma placa-mãe que seja compatível com o processador
que você escolheu para o seu micro. Vimos na lição passada que cada
processador possui o seu próprio tipo de pinagem e, para uma placa-mãe
ser compatível com um determinado processador, ela precisa ter um soquete
compatível com o padrão de pinagem que o processador usa, de forma que
ele possa ser encaixado na placa-mãe. Vimos também que a placa-mãe
precisa ser capaz de fornecer a mesma freqüência de operação externa (clock
externo) do processador, para que o processador possa ser usado em conjunto
com essa placa-mãe.

Dissipador de Calor e Ventoinha (Cooler)
Atualmente os processadores esquentam muito, necessitando de um
dispositivo capaz de dissipar o calor produzido por eles. Esse dispositivo é
chamado cooler, e é formado por três partes: um composto térmico, usado
para facilitar a transferência de calor entre o processador e o dissipador de
calor; um dissipador de calor, que é o corpo metálico do cooler, que pode ser
de alumínio ou cobre; e uma ventoinha, para transferir o calor presente no
dissipador de calor para o ar.

Memória
É na memória que os programas são buscados a fim de serem processados
pelo microprocessador. É importante notar que aqui falamos da memória
RAM do micro, encontrada em módulos e que é instalada em sua placa-mãe.
Muitos usuários iniciantes chamam o disco rígido de “memória” porque é
nesse periférico que os dados e programas são armazenados para uso
posterior.

placa de Vídeo
A placa de vídeo desempenha um papel primordial no micro, pois é
responsável pela comunicação do micro com o monitor de vídeo. Desse modo,
devemos utilizar uma placa de vídeo que seja a mais rápida possível.
Toda placa de vídeo atualmente também incorpora a função de aceleração
3D, utilizada para jogos 3D. Por isso, a placa de vídeo muitas vezes é também
chamada de aceleradora de vídeo.

Disco Rígido
O disco rígido é uma das partes mais importantes do micro, pois é dentro
dele que os dados e programas irão ficar armazenados. Para computadores
caseiros, o padrão de disco rígido a ser utilizado chama-se IDE (Integrated
Device Electronics) e você deve adquirir um disco rígido deste padrão.
Anotações
52
Existem discos rígidos de diversas capacidades. A cada dia, discos rígidos
de maior capacidade estão cada vez mais baratos, enquanto os de menor
capacidade estão deixando de ser produzidos.


CD-ROM, CD-R ou DVD-ROM
A classificação clássica de CD-ROM, CD-R ou DVD-ROM é como sendo
um componente opcional, mas como atualmente todos os programas vêm
em CD-ROM, na prática é impossível não termos um dispositivo capaz de ler
CDs-ROM no micro. Tanto unidades de CD- ROM, quanto unidades CD-R ou
CD-RW quanto unidades DVD-ROM são capazes de ler tanto CDs-ROM
quanto de tocar CDs de áudio.
No caso das unidades de CD-ROM a principal característica de uma unidade
é a sua velocidade, medida no número de vezes em que ela é mais rápida do
que a unidade de CD-ROM padrão, que possui uma taxa de transferência de
150 KB/s. Assim, uma unidade “52x” quer dizer que ela tem uma taxa de
transferência máxima teórica de 52 x 150 KB/s = 7.800 KB/s.

Placa de Som
A placa de som é um componente opcional, isto é, você não precisa de uma
placa de som para colocar o micro para funcionar. Mais se vc tiver umaseu som melhora
muito.

Teclado
Obviamente você precisará de um teclado. Existem vários modelos no
mercado. Para começar, existem diferentes disposições de teclas e no Brasil
você encontrará teclados internacionais, que não têm a tecla do cê-cedilha, e
teclados brasileiros, também chamados ABNT, que têm a tecla do cê-cedilha.
Note que a posição de alguns caracteres de símbolos é diferente entre esses
dois teclados. de entrada
indispensável. Atualmente
existem uma infinidade de
tipos de mouse no mercado. O
mouse mais conservador nós
vemos na figura. Atualmente
você poderá encontrar mouses
com uma roda para a rolagem
de janelas, mouses sem fio,
mouses sem a bola
Anotações
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normalmente usada para efetuar o seu movimento e muito mais.

Monitor de Vídeo
O monitor é o elemento primordial na comunicação do micro com o usuário.
É muito importante que você não subutilize o micro, devendo recomendar
um monitor de vídeo com qualidade compatível com a placa de vídeo utilizada.
Não adianta nada ter uma placa de vídeo de última geração conectada a um
monitor de vídeo de baixa qualidade ou vice-versa.

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